Skip to end of metadata
Go to start of metadata

Índice


Falando de aplicativo...

A plataforma possibilita abrir qualquer tipo de aplicativo, como: Word, Excel, browsers de navegação como também ERPs como Protheus, EMS, Logix.

Para que a plataforma permita o acesso a diversos aplicativos, é necessário que eles estejam previamente cadastrados e parametrizados em Aplicativos.

O primeiro passo para a utilização de aplicativos dentro da plataforma é definir as informações do adapter que será necessário para a execução do aplicativo e sua linha de comando para execução. Já no segundo passo, são definidos os parâmetros do aplicativo.

A definição desses parâmetros é necessária para que a plataforma envie informações que permitam acesso ao aplicativo, como, por exemplo, usuário e senha, definição de diretório de trabalho, etc.




Criar aplicativo


01. Depois de acionar a opção Novo selecionar Aplicativo no local onde ele será criado, inserir uma descrição para ele.

02. Na aba Informações gerais, inserir as informações solicitadas.

Aplicativo
Selecionar o aplicativo que será publicado na navegação de documento e que foi previamente cadastrado em Aplicativos.

Parâmetros
Caminho e nome do programa do aplicativo a ser executado.

Comentário
Breve descrição com informações relevantes sobre o aplicativo.

Tags
Rótulos atribuídos ao aplicativo para facilitar a busca posteriormente. As tags funcionam como palavras-chave e permitem etiquetar o aplicativo de maneira mais informal e pessoal. É possível encontrar o aplicativo por navegação ou na busca. Inserir com ou sem o caractere "#" para ativar o auto complete das tags. O auto complete exibe uma lista suspensa com as cinco tags mais utilizadas a partir dos caracteres digitados depois do caractere "#".

Documento expira?
Quando assinalado, determina que o aplicativo expirará na data informada no campo "Válido até". Caso contrário, o aplicativo não expirará e a data informada no campo "Válido até" não é considerada. Essa opção será exibida assinalada quando o campo "Documento expira?" – do recurso Parâmetros da guia Gerais do Painel de Controle – estiver assinalado.  Assista ao vídeo

Período de notificação de expiração
Período de antecedência – em dias – a partir do qual a emissão de notificação de expiração do aplicativo se iniciará. Se for inserido zero (0) será considerado o número de dias informado nos parâmetros gerais da plataforma.

Válido a partir de
Data a partir da qual o aplicativo estará disponível para os usuários – de acordo com as permissões de acesso. Essa data permite ao autor do aplicativo agendar sua visualização para os demais usuários da plataforma, pois ele somente será exibido a partir dessa data. Quando o aplicativo é válido somente a partir de uma data futura, para o autor ele é exibido identificado com uma seta vermelha que representa que é um documento futuro. A data para publicação futura não pode ser menor que a data corrente e a publicação futura não envia e-mail de notificação (aprovação, nova versão/revisão do documento etc.).

Válido até
Data a partir da qual o aplicativo será considerado como expirado quando a opção "Documento expira?" estiver assinalada. A data de expiração é sugerida considerando o campo "Dias expiração documentos" – do recurso Parâmetros da guia Gerais do Painel de Controle – quando ele tiver algum valor definido. Se o campo "Documento expira" desse recurso não estiver assinalado, essa data é desconsiderada.

Tipo de documento
Tipo de documento ao qual o aplicativo pertence.

Assunto
Assunto ao qual o aplicativo está relacionado. São exibidos os assuntos cadastrados em Assuntos.

Tipo de ícone
Elemento gráfico para representar o aplicativo. Quando não é escolhido o ícone, é associado um ícone padrão. É possível cadastrar um ícone em Cadastro de ícones.

Autor
Usuário autor do aplicativo que está sendo criado.

Idioma
Idioma ao qual o aplicativo será relacionado. O idioma é utilizado para indexar as informações do aplicativo. As informações indexadas são utilizadas nas buscas por conteúdo. Como padrão, é exibido o idioma determinado nas preferências do usuário. Se não estiver definido no perfil do usuário, é sugerido o idioma padrão definido nos Parâmetros gerais da plataforma.

Notificar?
Quando assinalado, determina que os usuários que possuem o assunto relacionado ao aplicativo como assunto de interesse serão notificados sobre sua publicação.

03. Acionar a aba Segurança.

04. Definir os critérios de segurança para o aplicativo.

Informações detalhadas sobre o procedimento podem ser obtidas em Definir critérios de segurança para pasta ou para documento.


05. Acionar Confirmar.



Acessar aplicativo


01. Localizar e acionar o nome do aplicativo que se deseja acessar.

02. Visualizar o aplicativo.



Solicitar permissão adicional em aplicativo


01. Localizar o aplicativo para o qual se deseja solicitar permissões adicionais.

02. Posicionar o mouse sobre o nome do aplicativo.

03. Acionar Solicitar permissões adicionais, localizado no quadro exibido com as informações gerais do aplicativo.

Ao acionar essa opção é exibida a janela na qual é possível solicitar permissões adicionais no aplicativo. Mais informações podem ser obtidas em Solicitar permissão adicional em pasta ou em documento.



Definir prioridade para aplicativo


01. Localizar o aplicativo para o qual se deseja definir prioridade.

02. Inserir a prioridade desejada para o aplicativo na coluna Prioridade.

Mais informações sobre prioridade para aplicativos podem ser obtidas em Definir prioridade para pasta ou para documento.

Se a coluna Prioridade não está sendo exibida na pasta onde o aplicativo se encontra, é possível habilitá-la seguindo os passos do caminho alternativo Visualizar prioridade do conteúdo da pasta em Pasta..



Efetuar ação social para aplicativo


01. Localizar o aplicativo para o qual se deseja efetuar uma ação social.

02. Acionar o ícone correspondente à ação social desejada, localizado na área de ações sociais ao lado direito do nome do aplicativo.

Mais informações sobre as ações sociais que podem ser efetuadas para um aplicativo na navegação de documentos podem ser obtidas em Apoiar pasta ou documento, Comentar em pasta ou em documento e Compartilhar pasta ou documento.



Acompanhar aplicativo


01. Localizar o aplicativo que se deseja acompanhar.

02. Acionar o ícone Notificar, localizado depois da área de ações sociais ao lado direito do nome do aplicativo.

Mais informações sobre o recurso Acompanhar podem ser obtidas em Acompanhar documento.



Definir aplicativo como favorito


01. Localizar o aplicativo que se deseja definir como favorito.

02. Acionar o ícone Adicionar aos favoritos, representado por uma estrela e localizado ao lado direito do nome do aplicativo.

Mais informações sobre o recurso Favoritos podem ser obtidas em Definir pasta ou documento como favorito.



Renomear aplicativo


01. Localizar o aplicativo que se deseja renomear.

É necessário ter permissão de modificação no aplicativo para renomeá-lo. 

02. Acionar Mais opções, localizado ao lado direito do nome do aplicativo.

03. Acionar Renomear.

Ao acionar essa opção é exibida a janela na qual é possível renomear o aplicativo. Mais informações podem ser obtidas em Renomear pasta ou documento.



Editar aplicativo


01. Localizar o aplicativo que se deseja editar.

02. Acionar Mais opções, localizado ao lado direito do nome do aplicativo.

03. Acionar Propriedades.

Ao acionar essa opção é exibida a janela na qual é possível editar o aplicativo. Mais informações podem ser obtidas em Editar propriedades de pasta ou de documento. 



Copiar aplicativo


01. Localizar e selecionar o aplicativo que se deseja copiar para outro local.

02. Acionar Copiar, localizado na barra de ações da parte superior esquerda da janela.

Mais informações sobre como concluir essa ação podem ser obtidas em Copiar e colar pasta ou documento.



Recortar aplicativo


01. Localizar e selecionar o aplicativo que se deseja recortar para outro local.

02. Acionar Recortar, localizado na barra de ações da parte superior esquerda da janela.

Mais informações sobre como concluir essa ação podem ser obtidas em Recortar e colar pasta ou documento.



Espelhar aplicativo


01. Localizar e selecionar o aplicativo do qual se deseja criar um documento espelho.

02. Acionar Espelhar, localizado na barra de ações da parte superior esquerda da janela.

Ao acionar essa opção é exibida a janela na qual é possível concluir a criação de um documento espelho do aplicativo. Mais informações podem ser obtidas em Espelhar documento.



Remover aplicativo


01. Localizar e selecionar o aplicativo que se deseja eliminar.

02. Acionar Mais, localizado na barra de ações da parte superior esquerda da janela.

03. Acionar Remover.

Ao acionar essa opção é exibida uma mensagem informando que o aplicativo foi removido. Porém, ele apenas é removido da estrutura da navegação de documentos, permanecendo na Lixeira. Quando o Controle de cotas está ativo, o espaço ocupado pelo aplicativo na pasta será liberado apenas quando este for excluído da Lixeira. Mais informações sobre como restaurar ou remover o aplicativo definitivamente da plataforma podem ser obtidas em Lixeira.

Fique atento!

Esta documentação é válida a partir da atualização 1.6.5 - Liquid. Se você utiliza uma atualização anterior, ela pode conter informações diferentes das quais você vê na sua plataforma.