Home

Linha Microsiga Protheus

Páginas filhas
  • LOJA300 - Reprocessamento - Gera SF3 para cupons fiscais

LOJA300 - Reprocessamento - Gera SF3 para cupons fiscais

3722 A rotina LOJA300 gera os registros no SF3 correspondentes aos cupons fiscais emitidos pelo SIGALOJA.

Algumas observacoes importantes acerca desta rotina:

Diversas impressoras fiscais incrementam a numeracao de cupom para qualquer relatorio emitido (Leitura X, Reducao Z, Cupons Nao Fiscais tais como Contra-Vale e TEF, entre outros) dessa forma uma falha na numeracao nao significa que aquele numero tenha sido cancelado, ele pode ser um cupom nao fiscal.

Quando for impressa uma Nota Fiscal referente a um cupom fiscal (LOJR130) o numero da Nota Fiscal aparecera no campo observacao (F3_OBSERV) do cupom fiscal correspondente.

Esta rotina está preparada para gerar lancamentos nos livros fiscais somente de cupons ficais (ECF), não preencha o campo F2_ECF com sim em nenhuma outra hipótese visando aproveitar essa rotina para geração de lançamentos no livro fiscal.

Tome cuidado com a TES e CFO dos lançamentos no SD2, valores errados nestes campos comprometem a escrituração fiscal.

A partir da versão 5.0x o sistema elimina os lancamentos de ECF no SF3 do perido solicitado, antes de gerar novos lancamentos.

Sobre o parametro MV_MAPARES:

1) Existem diversos convênios de ICMS voltadas para ECF (Convênios ICMS 156/94, 50/00. 81/01, Portaria CAT 55/98)
2) Cada unidade federativa deve publicar em seu Diário Oficial para que este comece a vigorar
3) Cada UF tem a liberdade de adicionar, omitir, modificar algumas cláusulas

O LOJA300 com o objetivo de atender todas as possibilidades apresentadas nos Convênios e algumas particularidades propostas pelo RICMS de alguns estados efetua a geração do livro fiscal (SF3) de quatro formas diferentes:

MV_MAPARES = "N" - Acumulado do SF2 / SD2 por Data, ECF, CFOP, Alíquota
MV_MAPARES = "T" - Registro de Saídas pelo total do Mapa Resumo (SFI) -> Modo que você deve utilizar segundo as informações constantes nesse e-mail.
MV_MAPARES = "O" - Registro de Saídas pelo Mapa Resumo, uma linha por ECF x alíquota.
MV_MAPARES = "S" - Idêntica a anterior, exceto por dois fatores: acrescenta uma observação no F3_OBSERV com os valores de GT (grande total) e Redução Z de cada dia e utiliza o número do PDV como série.

A rotina foi preparada para funcionar via workflow ou atraves de um job no servidor (5.08/6.09/7.10), para isso e necessario enviar dois parametros (empresa e filial), automaticamente a rotina processara os lancamentos do dia corrente (dDatabase). Mesmo qdo for artaves de Workflow (onde o ambiente ja esta montado), e necessario informar a empresa e filial para o LOJA300 saber que deve ser executado sem interface.

Dica
=========================================================================Por que no MATR930 não está saindo o No do Cupom Inicial e o No do Cupom Final ?

O seu parâmetro MV_MAPARES deve estar diferente de "N" e provavelmente está correto, pois a legislação desde 94 (Convênio ICMS 156/94) orienta que a escrituração de ECF seja efetuada por meio de Mapa Resumo.

Sendo assim o Registro de Saída (MATR930) expressa os totais diários do Mapa Resumo, ou seja, o campo F3_NUMNOTA estará preenchido com o número do Mapa Resumo (SFI->FI_NUMERO), estando dessa forma de acordo com a legislação vigente (a mais atual é o Convênio 85/01).

Observações

1) Para aparecer o No da Redução ao invés do No do Mapa a inserção dos dados deve estar sendo efetuado de maneira equivocado, exceto para o caso de ambos os números serem os mesmo.
2) Está sendo tomado como base que a escrituração deve ser efetuada da mesma forma como fazemos no caso de Notas Fiscais o que fere a premissa da legislação conforme mencionado acima.
 

Nível 1 (Acesso Clientes)
Espanhol , Inglês