Árvore de páginas

 

Este documento contém breves descritivos acerca das implementações e correções efetuadas no pacote 12.3.0.

Implementações

fluig ESB Plugin e fluig ESB Server


Recurso: Componente Splitter

Situação: Não era possível fazer a divisão de mensagens no formato texto (TXT), somente no formato XML através do componente ForEach.

Solução: Criado o componente Splitter em substituição ao componente ForEach, onde agora é possível fazer a divisão de mensagens tanto no formato texto (TXT) quanto no formato XML.

A divisão pode ser feita utilizando-se um TOKEN (identificador) para ambos os formatos ou em um XPATH para o formato XML.

Para maiores detalhes, verificar a documentação do componente no manual do produto.

Importante

Os diagramas antigos que possuíam o componente ForEach serão automaticamente convertidos para o componente Splitter utilizando as configurações previamente realizadas, não afetando o funcionamento do mesmo.


Recurso: Componente Aggregator

Situação: Não era possível fazer a agregação (junção) de mensagens nos formatos texto (TXT) e XML.

Solução: Criado o componente Aggregator onde é possível fazer a agregação de mensagens nos formatos TXT e XML.

A agregação poder ser feita utilizando-se:

  • Um identificador no conteúdo da mensagem para o formato TXT;
  • O valor de um XPATH para o formato XML;
  • Agregação geral de todas as mensagens de entrada de acordo com o formato selecionado (TXT ou XML);

Para maiores detalhes, verificar a documentação do componente no manual do produto.

 

Recurso: Suporte a Web Services que utilizem segurança de SAML Tokens por meio de STS (Secure Token Service).

Situação: Os componentes de Web Services não permitiam consumir Web Services que utilizem segurança de SAML Tokens por meio de STS.

Solução: Adicionado o suporte a configuração de consumo de STS nos componentes WSReceiver, WSSender, TOTVSReceiver e TOTVSSender.

Essa configuração deve ser feita na aba "STS Security Settings" do componente de Web Services a ser utilizado.

Para maiores detalhes, verificar a documentação dos componentes citados acima no manual do produto.

 

Correções

fluig ESB Plugin


Recurso: Componentes WSSender e TOTVSSender

Situação: Nos componentes WSSender e TOTVSSender não é possível consumir um Web Service sem configurar nenhum parâmetro para o mesmo.

Solução: Realizada a exclusão da validação dos referidos componentes que exigiam a configuração de no mínimo um parâmetro para consumir um Web Service.

 

Recurso: Componente WSReceiver

Situação: Ao inserir uma operação manualmente no componente WSReceiver que estivesse configurado, a mesma não é gravada e consequentemente não é enviada para o ESB.

Solução: Efetuada a alteração para que ao informar manualmente uma operação esta seja gravada corretamente.

 

Recurso: Componentes TOTVS e WS

Situação: Ao informar um valor em branco ou com espaços no campo “Value” dos parâmetros dos componentes TOTVS e WS a mensagem não é enviada corretamente.

Solução: Criado uma validação para informar ao usuário se o parâmetro está em branco e também para retirar possíveis espaços que foram configurados no parâmetro.

 

fluig ESB Server

 

Recurso: Máquina Virtual Java (JVM)

Situação: A versão da JVM distribuída com ESB é a versão 6, sendo que esta versão atingiu o final dos releases públicos (EOL).

Solução: Realizado atualização da JVM distribuída com ESB para a versão 7.

 

Recurso: Componentes TOTVS e WS

Situação: Quando uma mensagem é configurada com o parâmetro do tipo “EsbMessage”, a mesma é enviada como envelope SOAP completo aumentando o tamanho da mensagem. Nos casos em que o tamanho da mensagem for muito grande isto ocasiona problemas no Protheus que possui limite de tamanho para receber a mensagem.  

Solução: As mensagens enviadas com o parâmetro do tipo EsbMessage passam a ser transportadas como CDATA não aumentando mais o tamanho da mensagem.

 

Recurso: Componentes TOTVS (Server e Plugin)

Situação: Necessidade de incluir o produto TOTVS Segurança e Acesso (TSA) como uma opção disponível nos componentes TOTVS Receiver e TOTVS Sender, para não consumir licença de uso quando realizada integração com os produtos da marca TOTVS.

Solução: Foram realizadas alterações no ESB Plugin e no ESB Server para disponibilizar as integrações do produto TOTVS Segurança e Acesso (TSA) com as demais soluções TOTVS sem consumir licença.

 

Recurso: TOTVSReceiver (Plugin e motor)

Situação: O componente TOTVSReceiver precisa ter parâmetro que possibilite ter comportamento síncrono ou assíncrono quando estiver recebendo mensagens da fila EAI do produto Datasul.

Solução: Foi alterado o componente TOTVSReceiver incluindo uma flag “Synchronous” que quando selecionada indica que o processo será síncrono, ou seja, espera uma resposta da requisição. O comportamento padrão deste componente é o mesmo de antes desta implementação, ou seja, comportamento assíncrono.

 

Recurso: FTPReceiver

Situação: Ao utilizar o componente FTP para recebimento de mensagens, ocorre em alguns casos a conexão estar indisponível não gerando erros, porem não copiando os arquivos para a pasta de destino

Solução: Modificado pooling de mensagens do componente FTP por agendamento, passando a utilizar o componente timer para a tarefa.

 

  • Sem rótulos