Notícias

Para se realizar o acompanhamento da obra com um nível maior de detalhamento e uma maior precisão no controle de gastos, foi criado no sistema um conceito de insumo derivado, onde um insumo pode derivar de outro ou de uma composição.

Na aba Insumo derivado do cadastro do insumo foi criado o campo “Tipo do Insumo” com as opções Normal, Derivado ou Receita.

Insumo Normal: será tratado como um insumo comum, com hoje é tratado no sistema.

Insumo Derivado: caso for este o tipo do insumo, uma aba chamada Insumo Derivado fica habilitada para que seja informados o tipo da derivação, a prioridade de cálculo e a regra de derivação.

Tipo do insumo Receita: este Insumo será usado somente em associações diretas com serviço e o valor dele quando associado será considerado somente para derivação, não devendo afetar o custo do Projeto. A tarefa se comporta como se estivesse desativada. Em relatórios como a curva ABC o usuário realizará filtro por Grupo de Custo para evitar que ele apareça. O Grupo de Custo é quem informa que os insumos deste grupo são do tipo receita ou normal.

O insumo deriva de acordo com uma regra. Associando de uma forma indireta vários insumos ao insumo derivado.

O preenchimento da regra de derivação é simples bastando informar o item de derivação e o percentual.

Aba Insumo Associado: para se associar um insumo do tipo normal diretamente ao insumo do tipo derivado, na regra de derivação basta apontar o insumo e o seu percentual de derivação.

Observação:

Na aba insumo associado também pode conter um insumo derivado.

Outra forma de realizar a derivação é através do Grupo de Custo. Na regra de derivação deve ser informado o Grupo de Custo e o seu percentual de derivação. Neste caso todos os insumos que fazem parte do grupo farão parte da regra de derivação.

Tipo de derivação

Derivação de quantidade para a composição, Derivação de valor para a composição e Derivado para Tarefa x Cronograma.

A fórmula utilizada nos tipos de derivação são cadastradas no menu Cadastros/ Fórmulas.

Derivação de quantidade para a composição – O campo fórmula deve ser preenchido com uma fórmula capaz de buscar a informação da quantidade de cada insumo dentro da composição conforme regra de derivação.

Exemplo:

Vale Transporte, EPI, Refeição, etc : Com base na quantidade de pessoas calculada pelo módulo de equalização o Insumo Derivado Vale Transporte diz período a período a quantidade e o valor do total de vale-transporte necessário para aquele período.

Combustível: Com base no número de horas de um equipamento na composição o insumo derivado de Combustível irá ser incluído como uma linha na composição derivando um determinado percentual em função do coeficiente do veículo na composição.

Derivação de valor para a composição – O campo fórmula deve ser preenchido com uma fórmula capaz de buscar a informação do valor de cada insumo dentro da composição conforme regra de derivação.

Exemplo:

Encargos Sociais, Impostos, Adiantamentos e Retenções. Pelos exemplos dados a derivação de valor se dará sempre com um insumo derivado associado a uma tarefa.

Derivado para Tarefa x Cronograma – O campo fórmula deve ser preenchido com uma fórmula capaz de buscar a informação dos insumos derivados associados às tarefas, pode ser feito da seguinte forma:

  • Cada insumo derivado seria associado para um item da planilha de serviços pelo usuário;
  • A quantidade do serviço desse insumo derivado será calculada através de fórmula que considere a quantidade ou valor dos seus itens de derivação do projeto, conforme cadastrado. Neste caso esta fórmula irá retornar o valor/quantidade de cada período onde este será transportado para o cronograma do serviço. O Somatório de todos os valores dos períodos dará a quantidade daquele serviço.

Observações:

  1. Não é permitido criar Insumos Derivados Globais ou Inserir Itens de Derivação para Insumo Globais.
  2. Não é permitido criar Insumos Derivados Globais ou Inserir Itens de Derivação para Insumo Globais.
  3. Para associar itens de derivação é preciso que o Insumo seja do Tipo Derivado.
  4. Ao alterar um insumo derivado o sistema faz:
    1. Se o Insumo se tornou do tipo Normal, nada é feito no sentido de removê-lo das composições que atualmente está presente. Mas, ao calcular o projeto não haverá mais o cálculo com base nas fórmulas de derivação e a relação de itens de derivação será apagada.
    2. Se o Insumo Derivado teve um ou mais itens de derivação retirados: Se o tipo de Insumo Derivado é de “Quantidade ou Valor na Composição” todas as composições onde ele aparece serão reavaliadas. Caso não exista na composição um recurso que seja parte da lista de itens de derivação, o insumo derivado será retirado.
    3. Sempre ao manter (modificar, incluir, excluir) os itens de derivação deverá: excluir todos os insumos derivados de composições que não mais fazem sentido e incluir nas composições que por ventura entram no critério de derivação. Somente faz isto para insumos derivados do tipo Quantidade ou Valor na Composição.
    4. Sempre ao manter uma composição (modificar, incluir, excluir recursos) deverá avaliar a necessidade de um insumo derivado. Isto vale para Importações, Cópias, Alteração Geral ou alterações no cadastro de composição.
  5. Na regra de derivação os insumos derivados poderão se “desativar” os itens de derivação, e desta forma, ele passará a se comportar como se tivesse sido excluído.

Fórmulas adicionadas ao sistema (menu Cadastros/Fórmulas):

MISM.PRIORIDADECALC : Prioridade de Cálculo para que fórmulas e o próprio cálculo do projeto saiba quem deve ser calculado primeiro dentro de uma composição. Quando houver interdependência.

MISM.TIPO: Define se é um insumo normal (0) ou se é um insumo derivado (1)

MISM.TIPOISMDERIVADO: Define se é uma derivação de Valor, Quantidade ou Hora Extra

MISM.APLICFORMULA : Aplicação da Fórmula (Campo Interno)

MISM.FORMULAQTDE : Fórmula para Insumo Derivado de Qtde

MSIM.FORMULAVALOR : Fórmula para Insumo Derivado de Valor

MISM.FORMULAQTDECRONOG : Fórmula para Insumo Derivado de Tarefa

MISM.CUSTOUNITHORAEXTRA : Representa o Percentual em cima da Hora Normal que é pago por incremento de hora extra.

Tabela de Regra de Derivação : MISMDERIVACAO

Clique aqui e assista ao vídeo.

  • Sem rótulos