Notícias

Produto: TOTVS Gestão Financeira Versão: 11.50

Processo de Negocio: Lançamento Financeiro

Processo do Sistema: Erro na geração de Lançamentos Financeiros.

 

Sintoma

Ao gerar Lançamentos no Totvs Gestão Financeira, o registro não é salvo e a mensagem abaixo é exibida:

clip_image003

 

Causa

O erro é apresentado porque este lançamento possui as mesmas informações em alguns campos, que são considerados os campos chave da tabela de lançamentos, de um registro que já se encontra gravado na base. Normalmente nestes casos, a numeração do Documento do lançamento não é sequencial.

Segue abaixo a lista de campos que é validada na gravação de um novo lançamento. Se já existir na base um registro com os mesmos dados nestas colunas, a mensagem realmente será exibida:

FLAN.NUMERODOCUMENTO – Número do Documento do Lançamento

FLAN.CODCFO – Código do Cliente/Fornecedor

FLAN.CODTDO – Código do Tipo de Documento

FLAN.CODFILIAL – Código da Filial

FLAN.SERIEDOCUMENTO – Série do Lançamento

FLAN.CODCOLCFO – Coligada do Cliente/Fornecedor

FLAN.CODCOLIGADA – Coligada do Lançamento

FLAN.REUTILIZACAO – Campo Reutilização, na pasta Dados Adicionais do Lançamento

Solução

Será necessário alterar um dos campos citados acima para que exista diferença entre os dados deste novo lançamento e os do que já está gravado na base. Normalmente, recomenda-se que o Número do Documento seja alterado ou sua sequência redefinida para que tal falha não volte a ocorrer. Se esta opção não puder ser alterada, verifique qual dos campos listados não interfere nos processos da empresa e o altere, para diferenciá-lo do registro já gravado na base.

Sugerimos que a opção ‘Gera Número Documento’, no cadastro do Tipo de Documento seja definida como Copiar Referência, pois desta forma não haverá possibilidade de duplicidade de Número de Documento nos lançamentos, já que o IDLAN é sequencial e nunca se repete numa mesma coligada.

 

Informações Adicionais

Vale ressaltar que nos casos do lançamento que está sendo incluído gerar automaticamente lançamentos de imposto ou tributo, a geração deste lançamento de imposto também faz esta validação. Então, se a parametrização da geração do lançamento de imposto foi alterada ou estiver inconsistente, esta mensagem também pode ser apresentada devido a já existir na base lançamentos com as mesmas informações do que está sendo incluído agora, referente ao imposto.

Nestes casos, é interessante verificar o parâmetro ‘Gerar Número de Documento de acordo com os parâmetros dos lançamentos’, que fica na etapa referente ao imposto/tributo que está sendo gerado pelo lançamento. Se ele estiver desmarcado, habilite-o e efetue um teste. Isso é necessário, pois com este parâmetro desabilitado o número do documento do lançamento de origem é utilizado como base para o número do documento do lançamento referente ao imposto. Com o parâmetro habilitado, a opção ‘Gera Número Documento’ do Tipo de Documento do lançamento de imposto será considerada.

Segue abaixo ainda uma consulta SQL para localizar lançamentos que tenham a mesma informação do que está sendo incluído:

SELECT * FROM FLAN

WHERE NUMERODOCUMENTO = 'INFORME O NÚMERO DO DOCUMENTO DO LANÇAMENTO'

AND CODCFO = 'INFORME O CÓDIGO DO CLIENTE/FORNECEDOR'

AND CODTDO = 'INFORME O TIPO DE DOCUMENTO DO LANÇAMENTO'

AND CODFILIAL = 'INFORME O CÓDIGO DA FILIAL DO LANÇAMENTO'

AND SERIEDOCUMENTO = 'INFORME A SÉRIE DO LANÇAMENTO'

AND CODCOLCFO = 'INFORME O CÓDIGO DA COLIGADA DO CLIENTE/FORNECEDOR'

AND CODCOLIGADA = 'INFORME A COLIGADA DO LANÇAMENTO'

AND REUTILIZACAO = 'INFORME O PREENCHIMENTO DO CAMPO REUTILIZAÇÃO'

As informações destacadas em vermelho devem ser alteradas de acordo com as informações do lançamento.

Data de produção do documento: 15/05/2012

  • Sem rótulos