Notícias

Produto: TOTVS Obras e Projetos Versão: 11.20

Processo de Negocio: Obras e Projetos

Processo do Sistema: Utilização de Insumo Derivado

Introdução

Com intuito de proporcionar um nível de detalhamento maior ao controle de gastos de uma obra foi aplicado no sistema o conceito do Insumo Derivado, e neste documento será explicitada sua funcionalidade e sua aplicação.

Um Insumo basicamente pode derivar de outro insumo ou de uma composição.

Como Fazer

Na aba insumo derivado do cadastro do insumo, foi criado o campo chamado “Tipo do Insumo”, com as opções Normal, Derivado ou Receita.

0000037-1

O insumo deriva de acordo com uma regra estabelecida, permitindo associar, de uma forma indireta, vários insumos ao insumo derivado.

Se marcar a opção “Derivado” no campo “Tipo de insumo”, o sistema habilita uma aba chamada Insumo Derivado para que sejam informados o tipo da derivação, a prioridade de cálculo e a regra de derivação.

0000037-2

Ø Derivado de Quantidade para Composição: o campo fórmula deve ser preenchido com uma fórmula capaz de buscar a informação da quantidade de cada insumo dentro da composição conforme regra de derivação.

Ø Derivado de Valor para Composição: o campo fórmula deve ser preenchido com uma fórmula capaz de buscar a informação do valor de cada insumo dentro da composição conforme regra de derivação.

Ø Derivado para Tarefa x Cronograma: o campo fórmula deve ser preenchido com uma fórmula capaz de buscar a informação dos insumos derivados associados às tarefas. Cada insumo derivado seria associado para um item da planilha de serviços pelo usuário. A fórmula retornará o valor/quantidade onde este será transportado para o cronograma do serviço. O somatório de todos os valores dos períodos dará a quantidade daquele serviço.

1) Após escolher o tipo de derivação, escolha a prioridade do calculo e selecione a fórmula (cadastrada no sistema). Clique em salvar:

0000037-3

2) Para incluir a regra de derivação, clique em incluir (novo), informe Insumo ou Grupo de Custo e o Percentual da Derivação:

0000037-4

Para um maior detalhamento de funcionalidade, favor acessar: http://wikihelp.totvs.com.br/WikiHelp/default.aspx

  • Sem rótulos