Notícias

Introdução

O objetivo deste documento é auxiliar os usuários da linha RM como configurar um ambiente em 3 camadas na versão 11.20 demonstrando seu funcionamento e suas vantagens.

A arquitetura foi modificada estruturalmente para trazer benefícios e melhorar o processamento das tarefas e processos possibilitando ao usuário o agendamento de processos como relatórios, cubos entre outras vantagens.

Configuração Ambiente 3 Camadas

Nas versões anteriores era necessário a intervenção do usuário para configuração do ambiente 3 camadas. Já na versão 11.20 basta selecionar o tipo de instalação desejada durante a instalação da Biblioteca para que os arquivos sejam copiados e gerados os arquivos de configuração (config).

A configuração de um ambiente em 3 camadas inicia - se com a instalação da biblioteca.

Ao executar o instalador será apresentada a tela abaixo.

clip_image002

Selecione a opção Avançar para prosseguir com a instalação.

clip_image004

Serão apresentados os termos do contrato, selecione a opção de aceite e em seguida avançar.

clip_image006

O próximo passo é inserir o nome do usuário e a organização. O preenchimento destes campos não é obrigatório.

clip_image008

Nesta tela é apresentado o diretório em que será realizada a instalação do sistema RM. Caso deseje alterar este caminho acesse a opção alterar.

clip_image010

Clique em instalar para prosseguir com a configuração.

clip_image012

Nesta tela será configurado o ambiente 3 camadas.

Selecione a opção Server se a instalação estiver sendo realizada no servidor de aplicação e a opção

Client caso a instalação for feita na estação cliente.

Ao selecionar Modo Server serão copiados para a pasta de instalação somente os arquivos necessários para o processamento de informações, ou seja, arquivos necessários para a execução do Host. Nesta opção, não será possível executar os sistemas.

Ao selecionar o Modo Client serão copiados para a pasta de instalação somente os arquivos necessários para execução dos sistemas. O sistema será configurado para direcionar todo o processamento de dados para o Servidor de 3 Camadas, ou seja, o processamento de dados será realizado na máquina em que a Biblioteca for instalada selecionando a opção Modo Server.

clip_image014

Se a opção marcada for Client será exibida a tela acima na qual deverá ser inserido o nome do servidor de aplicação e a porta padrão é a 8050.

Caso contrário a instalação será finalizada.

  • Caso ocorra um erro na conexão com o servidor de aplicação será exibida a mensagem abaixo:

clip_image016

A instalação disponibiliza a opção Salvar que deverá ser marcada apenas se houver a certeza do nome do servidor e comunicação com o mesmo. Caso a conexão seja realizada incorretamente o sistema não irá funcionar no ambiente 3 camadas.

clip_image018

Caso a biblioteca da versão 11.20 já tenha sido instalada e/ou removida será verificada a existência do arquivo de configuração do aplicativo, como RMFluxus.exe.config e RMLabore.exe.config, que ficam localizados dentro da pasta dos aplicativos. Se neste arquivo contiver configurações específicas, como nome do servidor de aplicação, no momento da instalação serão exibidas as mensagens abaixo.

.clip_image019

clip_image021

clip_image023

E por último será exibida a tela de conclusão da instalação.

  • Sem rótulos