Notícias

Blog de Outubro, 2012

Agora você já pode encontrar a oferta certa para ter seu RH na nuvem.

Conheça a oferta e o produto aqui:
http://totvs.vc/saasrh

#Compartilhe essa oportunidade

A partir da versão 10.80 estará disponível, nos aplicativos RM, o novo recurso de execução de Workflows. Os Workflows poderão interagir em vários pontos dos sistemas permitindo, por exemplo, a validação customizada dos dados de um cadastro de forma fácil e intuitiva.

Um Workflow é um encadeamento de várias atividades do sistema, atividades estas que representam uma etapa na execução do Workflow, recebendo como parâmetros os dados pertinentes a sua execução e repassando posteriormente os seus dados processados a outras atividades subseqüentes. Já serão disponibilizadas várias atividades padrões tais como: execução de uma sentença SQL, leitura e gravação de dados, manipulação do fluxo do Workflow, entre outras.

Os Workflows poderão ser desenvolvidos em várias etapas do ciclo do software, podendo ser disponibilizados pelos analistas dos produtos, sendo distribuídos como parte integrante dos módulos pela área de customização, como venda de serviços ou pelos próprios clientes como aprimoramento de seus processos específicos a seu negócio.

image

image

Para saber mais, clique nos links abaixo e assista aos vídeos deste informativo!

Introdução aos Recursos do Workflow
Este vídeo demonstra passo a passo como podemos usar o Workflow para fazer uma validação antes de salvar um cadastro do sistema.
Enviando e-mails através de um Workflow
Vamos demonstrar como é possível enviar um e-mail quando algum campo de um cadastro é alterado.
Alterando o valor de um campo complementar pelo Workflow
Neste vídeo vamos calcular o valor de um campo complementar do cadastro de Cliente/Fornecedor no momento em que um lançamento financeiro é salvo.
Validação de CEP pelo Mashup usando o Workflow
Mostra como se deve fazer para validar um CEP usando os recursos de Mashup para consultar se o CEP é válido nos correios.
Criação de coluna na visão usando o Workflow *
Este vídeo mostra como trabalhar com dados de vários registros do sistema usando o Workflow. Nele iremos adicionar uma coluna nova na visão usando os dados de uma Consulta SQL.
Execução de Processos através do Workflow *
Mostra como executar processos do sistema dentro de um Workflow, neste vídeo mostraremos como encadear a execução de 2 processos no mesmo Workflow.
* Alguns recursos utilizados nestes vídeos estarão disponíveis a partir do 1º Patch da Versão 10.80.


Produto: TOTVS Gestão Financeira Versão: 11.81.10
 
Processo de Negócio: Envio de E-mail
 
Processo do Sistema: Envio de e-mail através do cadastro de Cliente/Fornecedor 

Introdução
Os passos a seguir servirão de guia para o envio de e-mail no Cadastro de Cliente/Fornecedor.
 
Desenvolvimento/Procedimento 

Destinatários do e-mail 
 
Deve ser verificado se o e-mail referente ao Cliente/Fornecedor está cadastrado de forma correta no cadastro do mesmo. Para isso deve editar o cadastro do cli/for e validar o campo: E-MAIL na aba do endereço principal [FCFO.EMAIL]). 


Relátorio 

Para enviar um relatório ao Cliente/Fornecedor, por exemplo, informando que existem lançamentos pendentes para quitação é necessário que o mesmo tenha campos das Tabelas FCFO E FLAN. Para isso deve utilizar o gerador, informar os campos, como por exemplo: “FLAN.CODCOLIGADA", "FLAN.IDLAN" e "FCFO.CODCFO", desta forma ao enviar o relatório será apresentado os títulos deste cliente/fornecedor que estão pendentes de pagamento.

Parametrização do Servidor 

Acessar o menu: Ambiente - Parâmetros Globais - Envio de E-mails , deverá validar as configurações de acordo com o  servidor utilizado pela empresa, para envio de e-mails. Estas configurações não são de responsabilidade da TOTVS.
 
· Servidor SMTP (Para envio de e-mails)

Informe o nome do servidor SMTP a ser utilizado para o envio dos e-mails nesta coligada. Exemplo: servidor.empresa.com.br

· Exige autenticação do servidor de e-mails
Se esta opção estiver marcada será exigida do servidor a autenticação dos e-mails, isto é, será necessário que o servidor valide o usuário e a senha do usuário que está enviando o e-mail.

Observações: 
 
Se o servidor estiver configurado para NÃO validar o usuário e senha e, esta opção estiver MARCADA, NÃO serão validados os dados e o envio ou não do e-mail irá depender do servidor.

Se o servidor estiver configurado para VALIDAR o usuário e senha e esta opção NÃO estiver marcada, NÃO serão validados os dados e o envio ou não do e-mail irá depender do servidor.

· Usuário

Informe o nome do usuário que será utilizado para se realizar uma conexão com o servidor SMTP.

Observações: O usuário que será utilizado não é o usuário de acesso à base de dados, mas sim o usuário da rede que tem acesso e permissão para realizar o envio de e-mail no servidor que estiver informado no campo Servidor SMTP (para envio de e-mails).
 
·  Senha

Informe a senha do usuário que será utilizado para se realizar uma conexão com o servidor SMTP.

·  SSL

Marque este item caso deseje que o e-mail seja enviado com autenticação SSL.

· Domínio

Existem servidores que exigem o Domínio na autenticação, portanto é necessário informar.

·  Manter histórico de e-mails 

Marque esta opção caso desejar manter um histórico dos e-mails enviados.

·   Apagar histórico de e-mails após X dias

Preencha o campo com o número mínimo de dias que os e-mails ficarão armazenados no modulo Gestão Financeira.


99999
Observações:
Existem fatores externos que podem influenciar neste processo, como conexão com a internet, firewall, antivírus, e outras aplicações que podem bloquear processos de envio de e-mail. É importante analisar estes bloqueios externos e liberar para que o aplicativo possa realizar o procedimento.


ATENÇÃO: 
 
É necessário preencher o campo E-MAIL no cadastro do usuário que estará utilizando o aplicativo, deve acessar Serviços Gerais - Segurança - Usuários.
 
Em caso de dúvidas consulte o help do aplicativo ou entre em contato pelo help desk.

Seleção dos registros 

Acessar o cadastro de Cliente/Fornecedor, utilizar a multisseleção para escolher os registros desejados e solicitar o envio de e-mail através do menu: Processos - Enviar e-mail.

Caso haja necessidade de enviar e-mail para outros destinatários, deverá informar no campo outros destinatários os endereços de e-mail.
 
Observações:
É possível inserir mais de um documento em anexo no e-mail, através do processo de seleção de parâmetros. Selecionar o documento no campo Anexo.
 
Com todas as informações preenchidas de forma correta o sistema apresentará a mensagem de conclusão do processo.
Série 1 Saúde: Dia do Médico



A TOTVS parabeniza todos os profissionais que dedicam suas vidas às vidas dos seus pacientes. Sabemos a importância e o valor deste profissional, que não escolhe dia para exercer a sua profissão.
Toda essa atenção e dedicação precisa ser realizada da melhor forma, por isso, a equipe Série 1 Saúde tem a missão de atender com excelência e buscar agregar cada vez mais inovações para sua rotina. 



Adquira até 30/10/2012 a nova versão do Série 1 Saúde com preços especiais.
Ligue para 0800 70 98 100, ou acesse:
www.totvs.com/serie1/consultorios-medicos  


Produto: TOTVS Gestão Financeira Versão: 11.51.35
Processo de Negócio: Integração Contábil  
Processo do Sistema: Exclusão Operação Contábil – Aplicação Financeira

Introdução
 
Os passos a seguir servirão de guia para a Nova rotina cujo objetivo é a Exclusão dos Lançamentos Contábeis de Estorno e Estornado referente aos movimentos da Aplicação Financeira do TOTVS Gestão Financeira.
 
Desenvolvimento/Procedimento 
 
1º. Para que o processo seja realizado, é necessário que exista uma Aplicação Financeira com movimentos no Gestão Financeira do Tipo Contábil já integrado ao Lote Zero. 
ATENÇÃO:
 
Para a contabilização de IOF – IR e Rendimento é necessário executar o processo manual de integração Contábil, entretanto para a contabilização de Resgate e Aplicação não é necessário, visto que será gerado Extrato de Caixa. (O processo de Exclusão Operação Contábil deve ser feito através do Extrato).
 

Em caso de dúvidas consulte o help do aplicativo ou entre em contato pelo help desk.


2º. Selecione e edite a Aplicação Financeira que deseja realizar o processo de estorno, acessar o menu: Processos –Estorno Contábil.
58



ATENÇÃO:
 
Caso as opções de estorno não sejam apresentadas no menu conforme acima, verifique a biblioteca, versão do produto e perfil do usuário.

 
Em caso de dúvidas consulte o help do aplicativo ou entre em contato pelo help desk.


3º Informar a data que será realizado o estorno, pois no processo da Aplicação este campo é obrigatório.

57

4º Ao acessar o Gestão Contábil na visão de Lançamentos é possível verificar que o Lançamento original teve seu status “Tipo Geração” alterado para ESTORNADO e na tela de Manutenção de Lote foram gerados outros dois Lançamentos. O primeiro referente ao Estorno (Dentro do lote de Estorno) e o segundo referente à Contabilização de Inclusão do Novo Lançamento Financeiro (Dentro do lote de Inclusão).
 

5º Realizado o estorno, pode ser solicitada a exclusão de toda operação Contábil no TOTVS Gestão Financeira, que é a Exclusão dos Lançamentos de Estorno e Estornados da Contabilidade. Editar a Aplicação Financeira já estornada e no menu Processos - Solicitar Exclusão Operação Contábil.
  56

6º A solicitação de exclusão foi realizada, entretanto é imprescindível a execução da tarefa no TOTVS Gestão Contábil através do Menu: Utilitários – Tarefas – Gerenciador . Selecione a tarefa que deseja executar e no menu Processos solicite a execução da mesma.
 

No TOTVS Gestão Financeira através do Menu: Utilitários - Visualizar Tarefas Contábeis, é possível consultar as solicitações de tarefas geradas pelo mesmo ao TOTVS Gestão Contábil.


ATENÇÃO:
 
Caso seja apresentada a mensagem: “ Você não está autorizado a executar tarefas ”. Deve ser atribuída no Modulo Gestão Contábil a permissão de execução da tarefa ao usuário, através do Menu: Utilitários – Terefas – Permissões. 

Em caso de dúvidas consulte o help do aplicativo ou entre em contato pelo help desk.


No processo é obrigatório o preenchimento do campo: Observação da Exclusão.
 
7º. Após a conclusão do processo acima, será possível verificar na visão de Lançamentos Contábeis que os registros foram excluídos.

 

Produto: TOTVS Gestão Financeira Versão: 11.51.35

Processo de Negócio: Integração Contábil

Processo do Sistema: Exclusão Operação Contábil – Lançamento

Introdução

Os passos a seguir servirão de guia para a Nova rotina cujo objetivo é a Exclusão dos Lançamentos Contábeis de Estorno e Estornado.

Desenvolvimento/Procedimento

1º. Para que o processo seja realizado, é necessário que exista um Lançamento no Gestão Financeira do Tipo Contábil ou Baixa Contábil já integrado ao Lote Zero.

2º. Selecione e edite o Lançamento que deseja realizar o processo de estorno, acessar o menu: Processos – Manutenção de Lançamentos - Estornar Contabilização de Inclusão ou caso o lançamento já esteja baixado selecionar o menu: Estornar Contabilização de Baixa.

99

ATENÇÃO:

Caso as opções de estorno não sejam apresentadas no menu conforme acima, verifique o perfil do usuário, a biblioteca e versão do produto.

Em caso de dúvidas consulte o help do aplicativo ou entre em contato pelo help desk.

3º Informar a data que será realizado o estorno, caso esta não seja informada o sistema irá preencher com a data default do Sistema.98

4º Ao acessar o Gestão Contábil na visão de Lançamentos é possível verificar que o Lançamento original teve seu status “Tipo Geração” alterado para ESTORNADO e na tela de Manutenção de Lote foram gerados outros dois Lançamentos. O primeiro referente ao Estorno (Dentro do lote de Estorno) e o segundo referente à Contabilização de Inclusão do Novo Lançamento Financeiro (Dentro do lote de Inclusão).

ATENÇÃO:

Este processo ocorre a partir da versão 11.50, a contabilização dos lançamentos financeiros no TOTVS Gestão Financeira é automática em relação ao TOTVS Gestão Contábil.

Em caso de dúvidas consulte o help do aplicativo ou entre em contato pelo help desk.

5º Realizado o estorno, pode ser solicitada a exclusão de toda operação Contábil no TOTVS Gestão Financeira, que é a Exclusão dos Lançamentos de Estorno e Estornados da Contabilidade. Editar o Lançamento Financeiro já estornado e no menu Processos – Manutenção de Lançamentos – Solicitar Exclusão Operação Contábil de Inclusão ou caso o Lançamento já esteja baixado selecionar o menu: Solicitar Exclusão Operação Contábil de Baixa.

97

6º A solicitação de exclusão foi realizada, entretanto é imprescindível a execução da tarefa no TOTVS Gestão Contábil através do Menu: Utilitários – Tarefas – Gerenciador . Selecione a tarefa que deseja executar e no menu Processos solicite a execução da mesma.

No TOTVS Gestão Financeira através do Menu: Utilitários - Visualizar Tarefas Contábeis, é possível consultar as solicitações de tarefas geradas pelo mesmo ao TOTVS Gestão Contábil.

ATENÇÃO:

Caso seja apresentada a mensagem: “ Você não está autorizado a executar tarefas ”. Deve ser atribuída no Modulo Gestão Contábil a permissão de execução da tarefa ao usuário, através do Menu: Utilitários – Terefas – Permissões.

Em caso de dúvidas consulte o help do aplicativo ou entre em contato pelo help desk.

No processo é obrigatório o preenchimento do campo: Observação da Exclusão.

7º. Após a conclusão do processo acima, será possível verificar na visão de Lançamentos Contábeis no TOTVS Gestão Contábil que os registros foram excluídos.

 

 

Produto: TOTVS Gestão Financeira Versão: 11.51.35

Processo de Negócio: Integração Contábil

Processo do Sistema: Exclusão Operação Contábil – Extrato de Caixa

Introdução

Os passos a seguir servirão de guia para a Nova rotina cujo objetivo é a Exclusão dos Lançamentos Contábeis de Estorno e Estornado referente aos Extratos de Caixa do TOTVS Gestão Financeira.

Desenvolvimento/Procedimento

1º. Para que o processo seja realizado, é necessário que exista um Extrato de Caixa no Gestão Financeira do Tipo Contábil já integrado ao Lote Zero.

2º. Selecione e edite o Extrato de Caixa que deseja realizar o processo de estorno, acessar o menu: Processos – Estornar Contabilização.

1

ATENÇÃO:

Caso as opções de estorno não sejam apresentadas no menu conforme acima, verifique a biblioteca, versão do produto e perfil do usuário.

Em caso de dúvidas consulte o help do aplicativo ou entre em contato pelo help desk.

3º Informar a data que será realizado o estorno, caso esta não seja informada o sistema irá preencher com a data default do Sistema.2

4º Ao acessar o Gestão Contábil na visão de Lançamentos é possível verificar que o Lançamento original teve seu status “Tipo Geração” alterado para ESTORNADO e na tela de Manutenção de Lote foram gerados outros dois Lançamentos. O primeiro referente ao Estorno (Dentro do lote de Estorno) e o segundo referente à Contabilização de Inclusão do Novo Lançamento Financeiro (Dentro do lote de Inclusão).

ATENÇÃO:

Este processo ocorre visto que a partir da versão 11.50 a contabilização dos Extratos financeiros entre os módulos Gestão Financeira e o Gestão Contábil é automática.

Em caso de dúvidas consulte o help do aplicativo ou entre em contato pelo help desk.

5º Realizado o estorno, pode ser solicitada a exclusão de toda operação Contábil no TOTVS Gestão Financeira, que é a Exclusão dos Lançamentos de Estorno e Estornados da Contabilidade. Editar o Extrato de Caixa já estornado e no menu Processos - Solicitar Exclusão Operação Contábil.

4

 

6º A solicitação de exclusão foi realizada, entretanto é imprescindível a execução da tarefa no TOTVS Gestão Contábil através do Menu: Utilitários – Tarefas – Gerenciador . Selecione a tarefa que deseja executar e no menu Processos solicite a execução da mesma.

No TOTVS Gestão Financeira através do Menu: Utilitários - Visualizar Tarefas Contábeis, é possível consultar as solicitações de tarefas geradas pelo mesmo ao TOTVS Gestão Contábil.

ATENÇÃO:

Caso seja apresentada a mensagem: “ Você não está autorizado a executar tarefas ”. Deve ser atribuída no Modulo Gestão Contábil a permissão de execução da tarefa ao usuário, através do Menu: Utilitários – Terefas – Permissões.

Em caso de dúvidas consulte o help do aplicativo ou entre em contato pelo help desk.

No processo é obrigatório o preenchimento do campo: Observação da Exclusão.

7º. Após a conclusão do processo acima, será possível verificar na visão de Lançamentos Contábeis que os registros foram excluídos.

 

Produto: TOTVS Gestão Financeira Versão: 11.81.5

Processo de Negócio: Módulo de Cartão de Crédito

Processo do Sistema: Pagamento Cartão de Crédito

Introdução

Os passos a seguir servirão de guia para a Nova rotina cujo objetivo é a integração do Módulo E-commerce com o ERP da Totvs – Gestão Financeira, para efetuar pagamentos de produtos e serviços com as bandeiras Visa e Mastercad da operadora de Cartão de Crédito CIELO.

Desenvolvimento/Procedimento

1º. Para parametrizar as bandeiras da operadora de Cartão de Crédito CIELO no Módulo Gestão Financeira, é necessário acessar o menu: Contas a Receber – Baixas – Cartão de Crédito.

1

Na etapa 1 deverá marcar o FLag para utilizar a Bandeira definida para o processo, informando a Conta Caixa e Forma de Pagamento a ser utilizada.

2º. No Módulo Gestão Financeira ainda deverá informar os dados do Lojista junto a empresa de Cartão de Crédito CIELO, na etapa 2 do menu: Contas a Receber – Baixas – Cartão de Crédito.

2

2.1 Afiliação preencher com o Código de afiliação conforme a bandeira selecionada Visa/ Master , este campo receberá o número do registro do lojista junto a operadora de Cartão de Crédito CIELO.

2.2 Cielo preencher o campo Chave Acesso do Lojista com a chave de acesso junto a operadora de Cartão de Crédito CIELO.

2.3 Informações de Proxy preencher com as Informações do Servidor que será realizada a conexão entre o FLUXUS e o Modulo E- Commerce.

2.4 URL do Web Service informar o Link de acesso para conectar ao Host do Portal E-Commerce.

https://qasecommerce.cielo.com.br/servicos/ecommwsec.do

ATENÇÃO:

Os dados de Afiliação, Cielo e Configurações de Proxy, são de responsabilidade do Cliente. A TOTVS não se responsabiliza por informar estes dados.

Em caso de dúvidas consulte o help do aplicativo ou entre em contato pelo help desk.

3º) No Módulo Gestão Educacional é necessário parametrizar a liberação do Pagamento por Cartão de Crédito no Portal, no menu: Configurações - Parâmetros - Portal - Rm Portal - Gerais - Etapa 5/5.

3.1 Marcar a flag – Pagamento dos boletos pode ser efetuado com cartão de Crédito.

4

4º) Acessar o Portal do Classis para realizar a efetivação do pagamento via Cartão de Crédito.

Link: http://engrm-site1180/Corpore.Net , deverá informar o usuário e senha.

4.1 Selecionar o Menu - Educacional - Financeiro - Extrato Financeiro e aguardar o Contexto Educacional ser carregado.

4.2 Selecionar o Menu- FINANCEIRO e Clicar sobre a barra de Status para visualização dos Extratos em aberto.

5

4.3 Deverá clicar no botão de pagamento por Cartão de Crédito do extrato selecionado.

ATENÇÃO:

Somente é possível realizar o Pagamento de um único registro em cada operação de pagamento via Cartão de Crédito. Relacionamento um para um.

O pagamento está sendo realizado com a opção de Crédito – á vista.

Em caso de dúvidas consulte o help do aplicativo ou entre em contato pelo help desk.

5º) Integração Site operadora de Cartão de Crédito CIELO, será aberto a pag do E- Commerce com os dados do aluno.

5.1 Deverá selecionar a bandeira já definida e parametrizada para realizar o pagamento junto a operadora do Cartão de Crédito e solicitar pagamento.

5.2 Será aberto a pagina da Cielo , deverá ser informado o Nº. do cartão de Crédito utilizado para efetizar o pagamento do serviço, data de validade do cartão e o código verificador do mesmo para confirmar a efetivação de pagamento.

 

6

    7

5.3 Após confirmação do site será registrado efetivação de pagamento.

6.1 Agendamento do processo de integração, apenas busca as transações efetuadas e agenda a baixa do lançamento, deverá acessar o menu utilitários – agendamento de leitura. Para identificação do Titulo o sistema utiliza o IDBOLETO.

8

6.2 Ao realizar a baixa dos lançamentos será gerado o extrato correspondente com a Conta Caixa parametrizada no Assistente 1 de configurações de Cartão de Crédito.

7.1 Consulta de Histórico de transações realizadas, deverá acessar o menu utilitários – Histórico de Transação.

9

8 – Para realizar o cancelamento de transação com cartão de crédito, é necessário na visão de lançamento selecionar o título e executar o processo “Cancelar Transação de Cartão de Crédito”, disponível no menu de processos, o título estará novamente em aberto tanto no portal quanto na visão de lançamentos.

Informações Adicionais

Lembre-se de habilitar :

1º) No módulo Educacional a parametrização para o pagamento com Cartão de Crédito.

2º) No módulo Financeiro a liberação do menu: Utilitários - Cartão de Crédito - Historico de Transação e Agendamento de Leitura.

Série 1 Saúde: Contato
Suporte Técnico:
              Atendimento de segunda à sexta-feira das 7hs às 19hs.

Central de Soluções:
  • Telefone: 0800 70 98 100

Financeiro / Administrativo:


 

Mais uma bela contribuição para compartilhar conhecimento para você que gostaria de aprender como importar objetos gerenciais.

A equipe Série 1 Saúde acaba de disponibilizar um novo release do software!

Solicite o atualizador com nossa Central de Atendimento através do telefone 4003-0015, pelo Portal do Cliente TOTVS ou ainda pelo atendimento online no endereço totvs.vc/chat


Faça hoje mesmo a atualização do seu sistema!

Lembro que quando é disponibilizado uma nova versão o link da versão anterior é retirado dos nossos servidores.


Mais uma bela contribuição para compartilhar conhecimento para você que gostaria de saber como transformar a base de dados do RM em base de dados de testes.

Produto

:

RM Gestão Financeira 11.81

Processo

:

Rastreabilidade Lançamento

Subprocesso

:

Rastreamento de Lançamentos

Data da publicação

:

05/10/12

Implementado processo de Rastreabilidade de lançamentos na Visão Geral de Lançamentos.

Este processo possibilita visualizar o lançamento de origem e o lançamento gerado com infomações sobre a movimentação de cada um deles. Para executar o processo teremos duas opções de acesso:

Menu de acesso

Basta selecionar o lançamento desejado e através dos Anexos clicar no menu Rastreabilidade Lançamento Financeiro.

Ícone de atalho

A execução do processo também poderá ser através do ícone de atalho “Rastreamento de Lançamento” disponibilizado na Visão Geral de Lançamentos.

Boletim Técnico - Módulo de Caixa

Produto

:

RM Gestão Financeira 11.80

Processo

:

Módulo de Caixa

Subprocesso

:

Sessão de Caixa

Data da publicação

:

03/10/12

Desenvolvimento/Procedimento

Através da Interface do Caixa o Usuário Operador da Sessão poderá registrar Recebimentos e/ou Pagamentos, baixando e incluindo Lançamentos Financeiros, Extrato de Caixa Manual entre outros.

No Módulo de Caixa o operador irá gerenciar ou trabalhar com as Sessões de Caixa, desta forma será necessário criar um perfil de “Operador de Caixa” e um perfil de “Operador Supervisor”.

Módulo Serviços Globais | Segurança | Perfis - Usuários

Operador Supervisor

Cadastrar um perfil e permitir acesso aos principais menus do Módulo de Caixa.

Cadastrar este usuário definindo que ele será Supervisor, em qual coligada irá atuar e associar ao perfil criado.

Operador de Caixa

Cadastrar um perfil permitindo ou restringindo acesso aos principais menus do Caixa.

Cadastrar o usuário e associar ao perfil criado.

Parâmetros

Nos parâmetros do sistema será preciso configurar a usabilidade do Módulo de Caixa:

Menu Ambiente | Parâmetros | Gestão Financeira | Contas a Receber | Caixa | Módulo de Caixa.

Autenticação do caixa

- Autenticação Mecânica

Marcar esta opção para que seja usada a autenticação mecânica no caixa.

- Permite não imprimir autenticação

Marcar esta opção caso não queira que a autenticação seja impressa.

- Permite reimprimir autenticação

Marcar esta opção caso seja preciso reimprimir a autenticação mecânica no caixa.

- Obrigatória à impressão de abertura do caixa

Marcar esta opção caso queira que seja obrigatória à autenticação na abertura do caixa.

- Saída de impressão

Selecionar a porta de saída de impressão da autenticação mecânica no caixa.

- Configuração Layout

Selecionar quais funções serão usadas na autenticação de abertura, baixa e estorno.

- Número Autenticações

Selecionar onde será impresso a autenticação do caixa, se em documento ou em Bobina.

- Relatórios do Caixa

Selecionar qual relatório será usado no Fechamento do Caixa, qual e se será impresso Recibos de Baixa, Estorno e Extrato.

Após definir as permissões de acesso e parametrizar o sistema será preciso abrir a sessão para o operador de caixa e definir em quais processos o mesmo terá acesso.

Abrir Nova

Campos que deverão ser preenchidos na abertura do caixa:

Operador

Informar quem irá operar a sessão.

Conta caixa

Informar a Conta Caixa onde às operações serão executadas.

Nº do Caixa

O sistema apresentará por default de forma sequencial a numeração de acordo com a Conta Caixa selecionada, mas é possível editar.

Filial

Informar a Filial.

Permissões

Recebimento, Pagamentos, Ambos.

Marcar a natureza dos lançamentos que o operador poderá trabalhar.

Fechamento

Marcar esta opção caso queira que o operador de caixa possa fechar a sessão, se não marcar somente o operador supervisor poderá fechar a sessão.

Emissão de Relatório de Fechamento de Caixa

Marcar esta opção para que o relatório de fechamento seja impresso no encerramento da sessão de caixa.

Consulta aos Saldos

Marcar está opção para que o operador de caixa tenha acesso aos saldos atuais da sessão de caixa.

Estornar Lançamento Baixado outra Sessão

Marcar esta opção para que o operador possa estornar lançamentos baixados em outra sessão de caixa.

Saldo Inicial

O saldo inicial poderá ser preenchido manualmente ou carregado através do Saldo por Operador ou do Saldo por nº Caixa.

Abrir

Ao clicar no botão Abrir a sessão de caixa será aberta e poderá ser ativada a qualquer momento pelo operador que irá trabalhar na sessão.

Ativar Sessão de Caixa

Financeiro

Após ativar a sessão aberta será exibida a Interface do caixa onde o operador terá as seguintes opções para pesquisar os lançamentos:

Número do Documento

Preencher o campo com o número do documento, acionar o botão de pesquisa que o lançamento será apresentado na tela.

Referência do Lançamento

Preencher o campo com a referência do lançamento, acionar o botão de pesquisa que o mesmo será apresentado na tela.

Cliente / Fornecedor

Preencher o campo com o código ou o nome de fantasia, acionar o botão de pesquisa que o lançamento será apresentado na tela.

IPTE

Informar o código no campo, acionar o botão de pesquisa que o lançamento será apresentado na tela.

Código de Barras

Informar o código de barras, acionar o botão de pesquisa que o lançamento será apresentado na tela.

Nosso Número

Preencher o nosso número, acionar o botão de pesquisa que o lançamento será apresentado na tela.

Processos

Através da Interface o operador poderá dar início às atividades:

Baixa

- Selecionar o Lançamento em aberto e clicar no botão " Baixa".

- Indicar o (s) meio (s) de pagamento (s), executar o processo de baixa.

Conforme definido nos parâmetros poderá imprimir o recibo de baixa e a autenticação mecânica da baixa do lançamento.

Estorno

- Após pesquisar e selecionar o lançamento já baixado, clicar no botão “Estorno”.

- Informar os dados de estorno do lançamento e salva.

- O sistema estorna o lançamento e apresenta os dados atualizados do lançamento na tela do Caixa

- Após o estorno o sistema inseri log da sessão caixa (CAIXA-LOG)

- Atualiza o IDOPERACAO da FXCX, para equivaler ao FLOGSESSAOCAIXA

- E se parametrizado: Emite recibo de baixa e imprime autenticação mecânica.

Incluir Lançamento

- Incluir lançamentos de qualquer natureza, a inclusão dependerá da permissão de acesso ao campo, salvar.

Editar Lançamento

- Selecionar o lançamento na tela clicar no campo “Editar Lançamento” e fazer as alterações necessárias no lançamento incluído pela sessão de caixa ou mesmo através da Visão Geral de Lançamentos.

Serviço Extra

Clicar no botão Serviço Extra e preencher os campos:

- Filial - Informar.

- Nível de ensino - Informar.

- Período Letivo - Informar o Período que o aluno está cadastrado.

- Aluno, informar.

- Contrato - este campo será preenchido automaticamente ao selecionar o aluno.

-Parcela - Informar o número da mesma.

- Cota - Informar.

- Data de Emissão – informar a data que será carregada para o lançamento gerado.

- Data de Vencimento - informar a data que será carregada para o lançamento gerado.

- Serviço - selecionar a opção de serviço de acordo com o look up.

- Valor - será preenchido automaticamente ao informar o serviço.

Clicar no botão Adicionar para que o serviço seja carregado para a tela ou remover se o serviço não estiver correto.

Após executar o processo o lançamento gerado será inserido na tela de pesquisa da Interface do Caixa, este lançamento poderá ser baixado ou editado.

Incluir Extrato

Clicar no ícone e preencher os campos necessários.

Valor Líquido

Selecionar um lançamento e clicar neste botão para que a tela de Calculo do valor liquido seja apresentada.

Desativar Sessão

Ao clicar neste botão a sessão de caixa será desativada sem que a mesma seja fechada e poderá ser ativada a qualquer momento pelo operador.

Fechar sessão

Poderá encerrar a sessão de caixa aberta se a permissão de acesso estiver marcada.

Educacional

A pesquisa poderá ser feita pelo:

Aluno – informar o nome do aluno.

Responsável pelo (s) Lançamento (s) do aluno – informa o responsável financeiro do aluno.

Clicar no botão de pesquisa, selecionar o lançamento desejado na tela de pesquisa e executar o processo de baixa ou estorno.

Fechar Atual

O operador poderá fechar a sessão desde que tenha permissão, as opções são através dos menus:

Caixa | Fechar Atual

Ao clicar neste ícone o operador poderá fechar a sessão aberta para o mesmo.

Caixa |Gerenciar Caixas | Fechar

Ao clicar neste ícone o operador poderá fechar a sessão selecionada.

Caixa | Ativar | Fechar Sessão

Ao clicar neste ícone o operador poderá fechar a sessão ativa.

Produto

:

RM Gestão Financeira 11.81

Processo

:

Migração do Book de Relatórios para o Novo Gerador

Subprocesso

:

Relatório Extrato Cliente Fornecedor

Data da publicação

:

03/10/12

O relatório denominado “Extrato de Cliente/Fornecedor”, demonstrará exclusivamente a posição financeira por Cliente/Fornecedor em determinado período.

Este relatório é uma versão simplificada do relatório “Razão”, sem dependências com integração com tabelas contábeis ou com tabelas da Gestão de Compras Estoques e Faturamento.

O Relatório fixo ‘Razão de Cliente/Fornecedor’ que serve para atender a uma demanda legal exigida para o fechamento da contabilidade passará a ser emitido pelo Gestão Contábil.

Desenvolvimento/Procedimento

A execução do relatório será através da aba Gestão Financeira | Relatórios | Extrato Cliente\Fornecedor, primeiro estabeleça os parâmetros para a montagem dos filtros:

· Filiais

Para todas as Filiais:
Marcando esta opção serão impressos no relatório todos os lançamentos de todas as filiais cadastradas.

De Filial / Até Filial:
Nesta opção será preciso definir se o relatório será impresso para uma filial específica ou várias Filiais que estarão entre o intervalo informado.

· Cliente/Fornecedor

Para todos os Clientes e Fornecedores:

Marcando esta opção o sistema irá buscar lançamentos de todos os Clientes / Fornecedores na geração do relatório.
De Cliente/Fornecedor Até Cliente/Fornecedor :
Nesta opção será preciso definir se o sistema irá buscar um Cliente / Fornecedor específico , do inicial ao final e do intervalo entre eles.

· Ordenado por

Na geração do relatório será possível definir o critério de ordenação, por default o relatório será ordenado pelo código do Cliente/Fornecedor, mas será possível ordenar pelo nome fantasia, basta selecionar a opção desejada.

· Intervalo de datas

Neste campo será preciso definir a partir de que data até que data serão apresentados os lançamentos no relatório.

· Data Considerada no Extrato

Data de Emissão:

Ao marcar esta opção o sistema irá considerar todos os lançamentos com a data de emissão de acordo com as datas informadas no parâmetro e que esteja dentro do período informado.

Data opcional:

Marcando esta opção o sistema irá considerar todos os lançamentos com a data opcional parametrizada que esteja dentro do período informado.

· Tabela Opcional

Definir se será usado uma das Tabelas Opcionais ou Tipo de Cliente/Fornecedor para seleção dos lançamentos.

· Valor da Tabela Opcional

Após definir a tabela que será usada, informar um valor cadastrado na mesma.

· Status (Classificação) do Lançamento, do Cliente/Fornecedor e Tipo Contábil

- Lançamentos - se a pagar ou a receber ou poderá marcar os dois.

- Cliente/Fornecedor – se Cliente, Fornecedor ou ambos marcando as duas opções.

- Tipo Contábil – se Contábeis ou Não Contábeis.

· Relatório a ser utilizado

Selecionar o relatório do novo gerador (RM Reports) que será utilizado.

· Gerar Relatório

Ao executar o processo para gerar relatório o sistema irá listar todos os extratos do(s) Cliente(s)/Fornecedor(es) de acordo com os parâmetros definidos.