Árvore de páginas

Assunto

Produto:

Gestão de Projetos

Versões:

12

Ocorrência:

Visualizar Custos de Projeto no Browser

Ambiente:

SIGAPMS



Passo a passo:

Para visualizar os Custos no Browser do Projeto, efetue os Procedimentos :

No módulo Gestão de Projetos, atualizações →  Cadastrar projetos e estruturas no (modelo 2):

1. Na janela de manutenção de Projetos pressione a tecla [F12].
Será apresentada uma tela com um parâmetro, onde deve-se definir o modo de apresentação do projeto, se: Planilha ou Árvore.


• Se Árvore, à direita da tela podemos verificar os dados cadastrais do projeto à esquerda, e a direita é apresentada a estrutura do projeto.
• Se Planilha, a estrutura do orçamento é apresentada linha a linha da planilha.


2 . Configure o parâmetro = "Planilha"

3. Posicione no projeto, e acione Outras Ações →  Alt. Estrutura →  Selecione Edt / Tarefa →  Outras Ações → Configurar Colunas ;

Permite configurar as colunas que se deseja visualizar, por planilha, no projeto.

4. Selecione os campos desejados e clique no botão Adicionar;


Depois de adicionado, os campos passa a ser exibido também na Planilha.
Podem-se adicionar tantos “Campos” quantos necessários.


Observações:

O controle de custos do sistema de projetos oferece a ferramenta completa para planejar e monitorar todos os custos envolvidos na execução do projeto, possibilitando o planejamento e monitoração em vários níveis de detalhamento no projeto.

Este controle pode ter objetivos diferentes nas diversas fases do projeto:

• Na fase do orçamento/planejamento, onde será utilizado como previsão do custo total do projeto
• Na fase de aprovação do orçamento/projeto, onde será utilizado para criar uma base para alocação do orçamento no orçamento geral da empresa
• Durante a execução do projeto, onde será utilizado para monitorar e controlar variações de custos/prazos e indicar o desempenho do projeto
O controle é registrado através do método bottom-up, isto é, você incorpora os valores realizados aos elementos mais baixos da estrutura (tarefas) e o sistema totaliza-os para os elementos superiores, criando um demonstrativo em diferentes níveis do projeto, podendo ser realizado das seguintes maneiras:

• Apontamento de requisições de matéria-prima e mão-de-obra (Internos)
Através do apontamento das requisições é possível monitorar o consumo de matéria-prima e os custos realizados nas tarefas, além de efetivar a baixa dos empenhos do projeto.

• Apontamento de notas fiscais de entrada e saída
Através do apontamento das notas fiscais de entrada é possível monitorar o consumo de matéria-prima, o custo realizado nas tarefas, executar a baixa dos empenhos do projeto e disponibilizar informações para compor o fluxo de caixa do projeto.

• Apontamento de despesas financeiras
Através do apontamento de despesas financeiras é possível lançar as despesas incluídas pela rotina de títulos a pagar e monitorar o custo realizado nas tarefas, além de disponibilizar informações para compor o fluxo de caixa do projeto.

• Apontamento da utilização dos recursos
Através do apontamento da utilização dos recursos é possível monitorar o custo realizado nas tarefas e a alocação realizada dos recursos do projeto.

O planejamento de custos no gerenciamento do projeto é possível para duas situações:

• Planejamento de Custos Previstos