Árvore de páginas

Estruturas - MATA200

Visão Geral do Programa

A estrutura bill of materials demonstra como um produto é montado em todos os seus níveis, apresentando seus componentes e quantidades em forma de árvore com cada elemento ligado ao nível superior (produto pai).

É com base nas estruturas que uma Ordem de Produção gera os empenhos dos componentes do produto para sua produção, permitindo a requisição automática deste material, baixa dos materiais e apuração do custo do produto.

Para determinar a fabricação/montagem é preciso que se tenha a relação dos componentes + mão de obra adequada e, se necessário, produtos fantasma para formação do produto acabado ou intermediário.


mata200_estruturas

Para formação das estruturas são informados basicamente:

  • Conjunto: Produto a ser produzido - Produto Acabado ou Intermediário.
  • Componentes: Produtos ou materiais utilizados na produção do conjunto - Matéria-prima ou Produto Intermediário.
  • Quantidade: Quantidade utilizada para fabricação de uma unidade de conjunto. No caso de mão de obra, deve-se informar como quantidade, o tempo padrão gasto em cada centro de custo. Para empenho e compra do produto, é solicitada a quantidade normal que deve ser utilizada no conjunto acrescida do percentual de perda, se definido.

Acesso rápido

Unidades de Medidas

Integração com Chão de Fábrica

Componentes da Estruturas com Quantidade Negativa

Índice de Perda na Estrutura

Operações x Componentes

Gestão Ambiental

Parâmetros

Tabelas

Estruturas - MATA200

Objetivo da tela:Permitir a requisição automática deste material, baixa dos materiais e apuração do custo do produto.

Importante

Não é permitido cadastrar opcionais na estrutura quando existir versão da produção cadastrada.


Outras Ações/Ações Relacionadas:

Ação:

Descrição:

Incluir

Quando acionado, permite efetuar a inclusão dos componentes na estrutura.

Procedimentos:

Para incluir uma estrutura de produto:

  1. Na tela de Manutenção de Estruturas, pressione [F12] para definir os parâmetros.
  2. Preencha os parâmetros conforme a orientação a seguir.
    - Atualiza Dt. Revisões?
    Selecione a opção Sim para que a data de revisão da estrutura do produto seja atualizada, ou Não, caso contrário.
    - Atualiza Arq. Revisões?
    Selecione a opção Sim para que o arquivo de revisões seja atualizado, ou Não, caso contrário. A cada alteração na estrutura, o sistema propõe a criação de uma nova revisão, se o conteúdo deste parâmetro for Sim.
  3. Selecione a opção Incluir.
    Será apresentada a tela de montagem da estrutura.
  4. Preencha os campos conforme orientação do help de campo.
    Consulte a tabela Principais Campos e Parâmetros.
  5. Ao confirmar o último campo informado, pressionando [ENTER], [TAB] ou até mesmo clicando com o mouse na parte em branco da tela de montagem de estrutura, o sistema gera o primeiro produto da estrutura graficamente, com o desenho de uma pasta amarela.

    Exemplo:

    Os produtos são representados na estrutura por intermédio de pastas identificadas pelo seu código e descrição.

  6. Clique em Incluir.

  7. Preencha os campos conforme orientação do help de campo.

  8. Confira os dados e confirme.
    O sistema retorna à tela de montagem de estrutura apresentando o componente cadastrado como sub-item da pasta principal.
    Exemplo:

    O sistema permite a inclusão de componentes para todos os níveis da estrutura. Pode-se incluir um componente para o produto principal, para um dos produtos imediatamente intermediários, ou para os demais produtos selecionando a pasta desejada.

  9. Após selecionar a pasta à qual o componente a ser cadastrado pertencerá, clique em incluir e repita a operação de inclusão de componentes conforme orientação do passo número 6 deste roteiro.
    Desta forma a estrutura do produto principal irá sendo montada de acordo com os componentes cadastrados para os diversos níveis da estrutura.
    Exemplo:


  10. Repita a operação quantas vezes for necessária para que a estrutura seja completamente montada, ou seja, até que todos os componentes do produto principal e dos produtos intermediários sejam cadastrados assim como todas as matérias primas.
    Exemplo:

  11. A parte inferior desta tela exibe algumas opções que executam as seguintes funções: Incluir, Editar, Excluir, Exibir, Confirmar e Abandonar.

  12. Confira a estrutura apresentada e confirme a inclusão clicando em Ok .

  13. A cada alteração na estrutura, o sistema propõe a criação de uma nova revisão, conforme configuração do parâmetro Atualiza Arquivo de Revisões.

  14. Após a gravação, o sistema permite também selecionar qual deve ser o código de revisão padrão para aquela estrutura, que será gravada no campo "Revisão Atual" no ''Cadastro de Produtos". Estas revisões podem ser alteradas através da rotina Revisão Estrutura.

  15. Na finalização da rotina de Estrutura, o sistema apresenta um descritivo sobre o recálculo dos níveis dos produtos e seus componentes. Clique em Ok para confirmar.

Dica:

Observe na tela de manutenção que se a estrutura de um Produto Acabado contém uma estrutura de um Produto Intermediário, automaticamente o sistema gerou um registro para esta estrutura também.
Incluir componentesQuando acionado, permite efetuar a inclusão de componentes na estrutura
EditarQuando acionado, editar/alterar os dados dos componentes cadastrados na estrutura. Não é permitido alterar os registros que possuem os campos Armazém, Fantasma, Lista ou Usa Alternativos gerados pelo programa PCPA200. Estes registros só poderão ser manutenidos pelo PCPA200.
ExcluirQuando acionado, exclui qualquer um dos componentes da estrutura.
ExibirQuando acionado, exibir os dados do componente cadastrado.
ConfirmarQuando acionado, confirma a gravação da estrutura.
AbandonarQuando acionado, abandona o cadastro de estruturas sem que o sistema grave a estrutura que estava sendo criada.

Comparar

O sistema apresenta a tela para a parametrização dos dados da estrutura a serem comparadas.

Procedimentos:

  1. Na tela de Manutenção de Estruturas, clique em Comparar.
    O Sistema apresenta uma tela para parametrização dos dados das estruturas a serem comparadas.
  2. Informe os dados das estruturas: produto, número da revisão, opcionais e data de referência.
  3. Confira os dados e confirme a parametrização.

    O Sistema apresenta a tela de comparação, indicando os componentes das estruturas e suas diferenças.

Nota:

Esta rotina facilita a análise das diferenças entre as estruturas cadastradas.

Além de comparar a estrutura de produtos iguais em situações distintas (comparar as estruturas de um mesmo produto, porém, cada uma delas utilizando opcionais diferentes, revisões diferentes e data de referencia para validação de componentes diferentes), pode-se também comparar produtos distintos.

LegendaPermite consultar a legenda dos símbolos utilizados na comparação.
Substituir

Permite substutuir os componentes dos produtos acabados ou intermediários por novos itens.

Procedimentos:

  1. Na tela de manutenção de Estruturas, clique em Substituir.
    O Sistema apresenta a tela de substituição de componentes para a definição das regras de substituição.
    Preencha os dados de acordo com a orientação do help de campo.
  2. Confira os dados e confirme.
    O Sistema apresenta uma tela com todos os produtos acabados ou intermediários que utilizam o componente original e que podem ser substituídos pelo novo componente, permitindo, assim, que o usuário selecione apenas as estruturas que ele deseja alterar.
  3. Marque as estruturas desejadas e clique em Substituir.
    O sistema efetua a substituição dos itens selecionados.

Nota:

Esta funcionalidade se destina a empresas que possuem diversas estruturas de produto e realizam a troca de componentes com frequência.

Quando utilizada a Substituição, para cada produto que tenha o componente substituído, caso tenha Empenhos de Ordens Abertas, é apresentada a lista destas ordens.

Dica:

Se o componente a ser substituído for utilizado em vários produtos acabados ou intermediários, o usuário poderá selecionar em quais estruturas ocorrerá a substituição.


Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição:

Tipo Estrutura

Informa se a estrutura é variável ou fixa.

  • Caso seja Fixa, o sistema calcula a necessidade igual a quantidade prevista da estrutura.
  • Caso seja Variável, o cálculo é feito de acordo com a necessidade.
Estrutura SimilarInforme o código de um produto cuja estrutura já foi cadastrada e será utilizada como base para este cadastramento. O sistema automaticamente monta uma estrutura similar a informada, aproveitando as informações cadastradas, facilitando o cadastro da nova estrutura. É possível alterar a estrutura gerada conforme desejado.
Quantidade BaseÉ a quantidade utilizada como base para cálculo das quantidades de toda a estrutura a ser cadastrada, ou seja, ao ser executada toda a estrutura, ou seja, ao ser produzida, a quantidade de produto acabado PA é a Quantidade Base.
SequênciaInforme a ordem de utilização do produto na confecção da estrutura. A sequência serve apenas para ordenar os produtos que se repetem na estrutura de produtos, dentro do mesmo nível; a ordem de montagem do produto é realizada a partir das operações definidas pelo usuário por meio do Cadastro de Operações.
QuantidadeInforme a quantidade total do componente a ser utilizada na montagem do produto principal. Observe que as quantidades de matéria-prima e/ou produtos intermediários utilizados na fabricação deste produto dependem desta informação para serem calculadas, empenhadas, solicitadas, etc., por outras rotinas do Sistema que se baseiam na estrutura.
Índice PerdaInforme o percentual de perda estrutural do componente, se houver. Alguns produtos pode sofrer alguma perda durante o processo de fabricação/montagem.
Quantidade Fixa/Variável

Selecione a opção Variável se a quantidade deste componente variar de acordo com o volume requerido do produto; ou então, Fixa caso a quantidade do componente a ser empregada na produção não varie, não importando a quantidade a ser produzida.

Exemplo:

Variável - n Lanternas para n automóveis produzidos. A quantidade de lanternas a ser utilizada varia e acordo com o número de carros a ser produzido. Fixa 1 ml de catalizador químico para n ml da substância a ser produzida. A quantidade de catalizador utilizada no processo é a mesma não importando o volume da substância a ser preparada.

Grupo de Opcionais

Os campos Grupo de Opcional e Item de Opcional, possibilitam selecionar a partir do cadastro de estrutura os opcionais previamente cadastrados, ou seja, dentre os opcionais para este produto, é possível definir um em especial que será utilizado na estrutura que esta sendo definida.


Unidades de Medidas

Para informar quais as unidades de medidas que serão utilizadas na validação do cadastro de estrutura deve-se configurar o parâmetro MV_CONSDUM.

Ao cadastrar uma nova estrutura de produtos é verificada a quantidade base juntamente com as quantidades informadas em seus componentes, consistindo assim possíveis diferenças. Caso o parâmetro não exista, o Sistema utilizará a unidade de medida padrão para validação, que é quilo (KG).

Importante:

No campo conteúdo, as unidades de medida a serem consideradas deverão ser separadas pelo símbolo – “/” .


A utilização de opcionais no cadastro de Estruturas permite a montagem de estruturas dinâmicas em que o usuário pode cadastrar todas as opções possíveis para um determinado item.

Grupos de opcionais

Os grupos de opcionais são utilizados para cadastrar os itens disponíveis que servem como alternativas para uso no cadastro de Estruturas.

Exemplo: Uso do grupo de opcionais no cadastro de estruturas. Considere o cadastramento do grupo de opcionais a seguir:

Grupo de opcionais

001 - Opcionais da placa de DVD

Item Opcional

Desc. It. Opcional

Preço de Venda (R$)

0001

Placa eletrônica DVD Nacional

100,00

0002

Placa eletrônica DVD Importada

160,00


Observe o cadastro de estruturas com o uso de itens opcionais:

mata200_grupo_opcional


Cadastro da estrutura do produto "20202":

Produto Acabado

20202 - Monitor

Componente

30316

Seqüência

001

Quantidade

1

Data inicial

30/01/07

Data final

31/12/49

Qtd. F1x./Var.

Variável

Grupo de opcional

001

Item Opcional

0001 (Placa DVD Nacional)

Produto Acabado

20202 - Monitor

Componente

30316

Seqüência

002

Quantidade

1

Data inicial

30/01/07

Data final

31/12/49

Qtd. F1x./Var.

Variável

Grupo de opcional

001

Item Opcional

0002 (Placa DVD Importada)

Nesse exemplo, observe que foi cadastrada a estrutura de fabricação do produto "20202 - Monitor" utilizando os seguintes dados:


Produto

Componente

Seqüência

Opcional

20202

30316

001

0001 - Placa DVD Nacional

20202

30316

002

0002 - Placa DVD Importada

O campo Sequência foi utilizado para identificar o item opcional.

Dica:

Na abertura da ordem de produção ou pedido de vendas, o grupo de opcionais permite selecionar um dos componentes cadastrados.


Integração com Chão de Fábrica

Com a integração, ao incluir ou excluir uma estrutura, o campo Obtenção do cadastro SFC será atualizado.


Componentes da Estruturas com Quantidade Negativa

O sistema permite o cadastro de componentes da estrutura com quantidade negativa para atender às diversas situações reais que ocorrem na produção.

Contudo, para isto, é necessário alterar o conteúdo do parâmetro MV_NEGESTR para .T. (True), pois o conteúdo deste parâmetro originalmente é .F. (False), o que não permite a inclusão de componentes negativos na estrutura.

Quando a produção de uma estrutura com componentes negativos é efetuado pelo sistema, ele gera devoluções ao invés de requisições para estes produtos. Isto é útil quando, por exemplo, a produção do produto principal gera um subproduto.

Exemplo:

Da destilação do licor de fermentação do álcool de cana-de-açucar resulta um subproduto que é chamado de vinhoto (vinhaça). Este subproduto da cana gerado durante a produção do álcool pode ser utilizado, por exemplo, no preparo de rações animais.

Assim, se cadastrarmos a estrutura:

Estrutura

Descrição do Componente

Quantidade Base

PA01

Álcool

1 litro

MP01

Cana-de-Açucar

5 quilos

PA02

Vinhoto

-3 quilos

O sistema irá interpretar que para a produção de 1 Litro de álcool serão requisitados 5 Kg de cana-de-açúcar e devolvidos 3 quilos de vinhoto.


Índice de Perda na Estrutura

O indice de perda na estrutura identifica qual a perda padrão na utilizaçãoo de determinado componente, dessa forma o sistema efetua o cálculo de necessidade do material considerando que vai ocorrer a perda do percentual indicado.

Exemplo:

Estrutura

Quantidade Base

Índice de Perda

PA01

1

-

MP01

1

50%

De acordo com esta estrutura cadastrada, é indicado ao sistema que para produzirmos 1 produto PA1 é utilizado 1 produto MP1, porém a quantidade de perda do componente MP1 é de 50%, assim, a quantidade a ser empenhada pode ser calculada da seguinte forma:

(Quantidade/(100-INDICE DE PERDA))*100

Substituindo temos:

(1/100 - 50) * 100 = 1/50 * 100 = 2

Portanto a quantidade a ser empenhada pelo sistema é de 2 unidades de MP01.


Operações x Componentes

Mais facilidade na criação do relacionamento de Operações x Componentes (SGF) por meio do cadastro de estrutura.

São exibidas todas as operações em todos os roteiros, que consomem o componente, sendo possível incluir e excluir relacionamentos.

Quando é alterada a tabela SGF – Amarr Operação x Componente, valida a existência de Ordens não Iniciadas que possuam Requisições Empenhadas (SD4) e apresenta a lista destas ordens para seleção e atualização da tabela SD4 – Requisições Empenhadas.

Ao tentar alterar a operação que deve solicitar o componente, ocorre mensagem de inconsistência.


Gestão Ambiental

O ambiente de Gestão Ambiental utiliza a rotina de Estruturas de produtos para controlar automaticamente os resíduos gerados no processo de produção. Para isso, é necessário que os resíduos sejam inseridos na estrutura do produto com quantidade negativa, o que fará com que a cada produção informada pelos ambientes de Estoque/Custos ou PCP, seja também registrada uma entrada do resíduo gerado no armazém indicado.

A partir da entrada do resíduo no armazém, será possível dar continuidade ao trabalho de Gestão Ambiental, como tratar as operações de destinação e transferência.

Consulte o tópico Componentes da Estruturas com Quantidade Negativa para saber como deve ser o cadastrado o resíduo.


Parâmetros

  • MV_NEGESTR
  • MV_CONSDUM
  • MV_ALTREV


Tabelas

  • SG1 - Arquivo de Estruturas.
  • SB1 - Arquivo de Descrição Genérica do Produto+
  • SGF - Amarr Operação x Componente.
  • SD4 - Requisições Empenhadas.


Conteúdos Relacionados:

  • Integração Planejamento e Controle de Produção e Chão de Fábrica
  • Consulta Cadastro Genéricos.

O sistema disponibiliza para consulta de estrutura alguns relatórios:

  • Estruturas Simples
  • Onde é usado
  • Análise de Estoque da Estrutura