Árvore de páginas

Descrição

Contabilização de ativos no descálculo mensal de depreciação

Observações

Versão 11

Quando a rotina de "Cálculo Mensal" (ATFA050) é executada, a contabilização é feita com base no cadastro do lançamento padrão e das suas respectivas contas dos ativos fixos. O mesmo vale para a rotina de "Descálculo Mensal" e sua contabilização.

Os Lançamentos Padrões (820 e 825) devem estar configurados no campo "Valor" de acordo com a tabela "Saldos e Valores" do Ativo Fixo - SN3, exemplo de uso do campo "N3_VRDMES1". Para que a contabilização da rotina de "Descálculo Mensal de Depreciação" seja feita corretamente, a mesma regra é válida, uso da tabela SN3 nos lançamentos padrões.

Para este procedimento, não aconselhamos o uso da tabela de "Movimentações" - SN4 - no campo "Valor" do Lançamento Padrão, pois no momento da contabilização do Descálculo Mensal os registros estarão deletados na tabela de Movimentação (SN4).


Exemplo: O Cálculo Mensal é realizado utilizando um Lançamento Padrão, erroneamente com valor "SN4->N4_VLROC1". O mesmo não será contabilizado no Descálculo pois o ativo se encontrará deletado na tabela de Movimentações (SN4).
Utilizando "SN3->N3_VRDMES1" para o valor do Lançamento Padrão, o Descálculo será feito corretamente de acordo com o Calculo Mensal.


Versão 12

Para esta versão a contabilização do "Cálculo Mensal (ATFA050)" ou "Descalculo Mensal(ATFA070)" deve ser feita configurando o lançamento padrão 820 / 825 de acordo com a tabela "SN4 - Movimentos do Ativo Fixo".

Principais motivos:

      • Adequação do processo de contabilização pelo "Movimentos do Ativo - SN4" utilizado na rotina de "Contabilização Offline".
      • Simplificar a configuração do lançamento padrão permitindo ao usuário a contabilização de forma mais analítica, ou seja, para cada movimento gerado na tabela SN4, teremos uma contabilização específica.